Feedjit

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Sorondo: Na alegria e na tristeza.

Inter

Sorondo: Na alegria e na tristeza.

A história do zagueiro uruguaio é marcada por muitas lesões, mas também por muitos bons momentos.

Max Peixoto
max.d2.sl@gmail.com

Siga-me no Twitter!

Gonzalo Sorondo Amaro, uruguaio de nascença, brasileiro por naturalização, chegou ao Inter com status de salvador da zaga colorada em 2007.

Seu estilo “bonachão”, “charrua” e “aguerrido” foram seu cartão de visitas para se tornar titular do Inter, e conquistar de vez a torcida colorada. Mas uma série de lesões atrapalham e muito seu desempenho no Inter.

Sorondo surgiu para o futebol em 1998, jogando pelo Defensor Sporting. Destacou-se no Mundial Sub-20 disputado naquele ano e logo se transferiu, aos 22 anos, para a milionária Internazionale da Itália. Ainda na Europa, o atleta jogou na Bélgica, pelo Standard Liège e na Inglaterra, por Crystal Palace e Charlton Athletic. Em 2007, Sorondo retornou ao Uruguai, novamente para atuar no Defensor Sporting, e após se destacar na Copa Libertadores do mesmo ano, o jogador foi contratado pelo Internacional.

Sorondo atuando pela Internazionale.

Seleção Uruguaia

Pela Seleção Uruguaia, participou da Copa do Mundo de 2002 desde as eliminatórias. Sorondo foi ainda titular quando a sua seleção venceu o Brasil no Estádio Centenário em Montevidéu, pelo placar de 1 x 0, anulando Romário nas eliminatórias. Aos 24 anos já tinha mais de vinte participações pela seleção nacional, quatro vezes capitão do time, e era titular de uma das maiores equipes do mundo. Foi apelidado de Il nuovo Montero pelos fanáticos tiffosi da Inter, em referência ao lendário zagueiro uruguaio.

Sorondo (3), teve boas atuações pela Seleção Uruguaia. Hoje ele é naturalizado brasileiro.

Internacional

Desde 2007 joga no Internacional, time esse que, no começo de 2008, derrotou sua ex-equipe, a Internazionale, na final Dubai Cup, mesmo sem poder contar com Sorondo, que estava contundido. O mesmo ocorreu no Campeonato Gaúcho de 2008 e na Copa Sul-americana do mesmo ano, competições essas que o Inter sagrou-se campeão. Em 2009, foi para o Japão disputar a Copa Suruga Bank pelo clube gaúcho, a qual ficou campeão, atuando o jogo inteiro, utilizando a camisa de numero 13. No dia 3 de setembro de 2009, o zagueiro foi naturalizado brasileiro em um processo que demorou mais de 1 ano para ser realizado. O fato de um filho do atleta ter nascido em Porto Alegre, acabou ajudando o processo para obter a dupla-nacionalidade.

Na vitoriosa campanha da Libertadores de 2010, na qual o Inter se sagrou bicampeão, Sorondo foi peça importante da zaga em várias partidas, utilizando a camisa 14. Com a lesão de Índio,o zagueiro uruguaio assumiu a zaga colorada ao lado de Bolívar até as Semi-final. Nas quartas-de-final, durante o jogo de ida, marcou o gol da vitória contra o campeão anterior Estudiantes, no final da partida. No jogo de volta, o Inter garantiria a classificação mesmo sendo derrotado por 2 a 1, com o gol qualificado fora de casa.

Sorondo marca o gol do Inter aos 44 minutos do 2º tempo contra o Estudiantes na Libertadores 2010.

Ficou fora da lista inicial do Mundial de Clubes da FIFA 2010, mas por conta do problema júridico envolvendo o zagueiro Rodrigo, seria integrado à lista que disputou os jogos, a um dia antes da viagem para Abu Dhabi. A FIFA, porém, só permitia uma troca por lesão (que já ocorrera entre Glaydson e Eduardo Sasha e o uruguaio não pôde ser inscrito.

Em 2011, Sorondo recuperou a titularidade na zaga colorada. Com as férias dos jogadores quem para o Mundial de Clubes da FIFA em 2010, o zagueiro iniciou o ano como dono da camisa 4 do Inter.

Histórico de Lesões no Internacional

Data

Lesão

4/11/2007

Rompe os ligamentos do joelho esquerdo em Vasco 1x2 Inter.

11/5/2008

Após seis meses, volta em Inter 1x0 Vasco.

18/5/2008

Torce o joelho esquerdo em Palmeiras 2x1 Inter: mais de um mês parado.

29/6/2008

Reaparece no empate em 1x1 do clássico Grenal.

9/7/2008

Leva pancada no tornozelo direito e sofre lesão na coxa em Inter 1x0Goiás: de duas a três semanas parado.

7/8/2008

Retorna na derrota por 2x0 para o Cruzeiro.

13/8/2008

Deixa o segundo tempo do Grenal pela Copa Sul-Americana. Descobre-se que deve fazer nova operação no joelho.

2/5/2009

Retorna em amistoso contra o Figueirense.

Outubro/2010

Diagnosticada hérnia inguinal no zagueiro. Ele não consegue se recuperar a tempo e fica fora da lista de inscritos para o Mundial de Clubes.

23/03/2011

Em um mesmo lance, no jogo São José 0x1 Inter, fratura a clavícula e rompe o ligamento cruzado do joelho direito. Previsão de retorno em 6 meses.

Imagem corriqueira no Beira-rio. Sorondo no Departamento Médico.

Após quase 7 meses de parada, Sorondo deve treinar com bola na terça-feira. Ele espera ficar bem fisicamente para, quem sabe, poder jogar ainda em 2011, quando termina seu contrato com o Inter.

O zagueiro quer mostrar serviço ainda este ano para renovar seu contrato com o clube, pois já antecipou que se caso não mostrar serviço, deixará o Inter ao final da temporada.

Em 77 jogos com a camisa do Inter, o zagueiro marcou 7 gols.

Neste momento de turbulência da zaga colorada, o uruguaio de 32 anos que sempre deu conta do recado quando entrou seria uma boa pedida?

Veremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário