Feedjit

sábado, 5 de novembro de 2011

Grêmio X Cruzeiro - Quartas de Final - Libertadores 1997


A História em Fatos
Zagallo prejudica o Grêmio na Libertadores de 1997
O técnico da seleção convoca Paulo Nunes para o Torneio da França e a Copa América e o tricolor acaba sendo eliminado da Libertadores.
Rodrigo Thompson Flores 
www.twitter.com/RodrigoThompson
Em 1995, Paulo Nunes transferiu-se do Flamengo para o Grêmio e acabou fazendo uma dupla infernal de ataque com Jardel. No tricolor, ele viveu sua melhor fase, conquistando inúmeros títulos.
Por ser o campeão brasileiro de 1996, o time gaúcho conquistou a vaga para a Libertadores da América de 1997, onde era um dos principais candidatos ao título.
Na 1ª fase, juntou-se com Cruzeiro, Alianza Lima e Sporting Cristal, do Peru, na chave quatro. Iniciou a competição de forma fantástica, vencendo o Cruzeiro no Mineirão e, com 12 pontos, classificou-se em 1º lugar do grupo.
Enfrentou, nas oitavas-de-final, o Guarani, do Paraguai e com uma vitória por 2 a 1 para cada lado, a decisão foi nos pênaltis, onde o Grêmio ganhou por 2 a 1.
Chega as quartas-de-final e o tricolor teria de enfrentar o grande time do Cruzeiro, de novo, em jogos de ida e volta. Nesta mesma época, o técnico da Seleção Brasileira, Zagallo, convoca o “Diabo Loiro” gremista, Paulo Nunes, pela primeira e única vez para jogar pelo seu país em dois campeonatos seguidos: o Torneio da França e a Copa América.
O Grêmio se achou prejudicado, pois, selecionáveis do Cruzeiro, que atuavam geralmente pela Seleção, não haviam sido convocados. Ricardinho era titular e não foi e Dida, que tinha sido titular em alguns jogos, também não. Sem contar que Zagallo, no final de 1996, tinha dito que quem tinha mérito pelo Grêmio estar jogando bem, era Felipão, e mais ninguém individualmente.
A direção gremista mandou um protesto por escrito à CBF, Cacalo falou com Ricardo Teixeira e este disse que a liberação dependia apenas do treinador. Paulo Nunes foi pra seleção.
Sem Jardel, que já estava no Porto, o Grêmio tinha ficado sem seu principal jogador. Foi para campo com Mauricio e Carlos Miguel no ataque, no primeiro jogo, e acabou perdendo, no Mineirão, por 2 a 0. No segundo, Carlos Miguel saiu e entrou Zé Alcino, o jogo terminou 2 a 1 pro Grêmio, mas de nada adiantou, pois, no saldo de gols, o Cruzeiro passou de fase.
O que mais irritou os gremistas foi que, Paulo Nunes foi para seleção para ser reserva. Entrou em apenas dois jogos e depois nunca mais foi convocado. O presidente do Grêmio, Luís Carlos Silveira Martins, disse que o técnico da seleção brasileira, Mario Jorge Lobo Zagallo, virou ''persona non grata'' no estádio Olímpico, em Porto Alegre.
''Ele nos prejudicou'', disse, referindo-se à convocação do atacante Paulo Nunes para a seleção. ''Nosso principal jogador foi convocado para ficar na reserva.
O Cruzeiro acabou sendo campeão da Libertadores, vencendo o Sporting Crystal na final.

27 de maio de 1997
Cruzeiro 2x0 Grêmio

CRUZEIRO: Dida; Vítor, Wílson Gottardo, Célio Lúcio e Nonato (Donizete Amorim); Fabinho, Ricardinho, Cleisson e Elivélton;Palhinha (Da Silva) e Alex Mineiro.
Técnico: Paulo Autuori.

GRÊMIO: Danrlei; Arce, Mauro Galvão, Wágner e Roger; Otacílio, Luis Carlos Goiano, Emerson e João Antônio; Maurício e Carlos Miguel (Rodrigo Gral, depois Marcos Paulo)
Técnico: Evaristo de Macedo

Local: Mineirão, Belo Horizonte-MG
Gols: Elivélton 45 segundos e Alex Mineiro 29 do 1º

03 de junho de 1997
Grêmio 2x1 Cruzeiro

GRÊMIO: Danrlei; Arce, Luciano, Mauro Galvão e Roger; Otacílio, Luis Carlos Goiano, Emerson e João Antônio(Rodrigo Gral) ; Maurício (Marcos Paulo) e Zé Alcino
Técnico: Evaristo de Macedo

CRUZEIRO: Dida; Vítor, Wílson Gottardo, Célio Lúcio e Tico (Léo); Fabinho (Gelson Baresi, Ricardinho, Cleisson e Elivélton; Palhinha e Alex Mineiro (Da Silva)
Técnico: Paulo Autuori.

Local: Olímpico, Porto Alegre-RS
Gols: Fabinho 15, Mauro Galvão 24 e Zé Alcino 28 do 2º tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário