Feedjit

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Escalações

Inter

Escalações da dupla

Rodrigo Thompson Flores
@RodrigoThompson
rodfloresbg@yahoo.com.br

Os assuntos nas rodas de conversa sobre o futebol gaúcho nos últimos tempos é sobre as escalações de Dunga e Renato. Coloco abaixo o que pra mim seriam boas alternativas de como montar os times.

Grêmio:
No tricolor, Kléber é titular de Vargas, na minha opinião, assim como Zé Roberto é incontestavelmente o titular. Se tiver de jogar com três volantes, Souza é o titular e Renato terá que optar entre Ramiro e Riveros.

3-5-2
Eu nunca gostei desta tática com três zagueiros, mas confesso que Renato conseguiu acertar o time, em parte, com essa tática. Erra, nesse momento, em deixar três volantes. Zé Roberto tem que ser o homem de ligação, aliás, sempre deve ter um armador. Caso não esteja Zé, pode jogar Elano, Maxi ou, até, Biteco. O acerto nessa tática é a liberdade que Alex Telles tem para atacar.

Dida, Rodolpho, Werley e Bressan (Gabriel); Pará, Souza, Ramiro(Riveros), Zé Roberto e Alex Telles; Kléber e Barcos;

4-4-2 (4-3-1-2)
Para mim, é a tática mais consistente para o Grêmio pois o Renato pode colocar o seus três confiáveis volantes, com um cobrindo Alex Telles para que ele suba. Com essa tática, também, Bressan sai, passando mais segurança à zaga gremista.

Dida, Pará, Rodolpho, Werley e Alex Telles; Ramiro, Riveros, Souza e Zé Roberto; Kléber e Barcos.


Inter:
O colorado está com um time repleto de bons jogadores que estão irregulares. Alisson tomou a posição de Muriel e Otavinho é boa alternativa no meio. Ainda há três atacantes que a torcida pede para que joguem juntos. Alex ainda não é titular colorado.

4-4-2 (4-2-2-2)
Essa é a tática usualmente usada pelo Inter, porém, no último jogo, um meio campo mais veloz surpreendeu – e deu certo – os torcedores. Otavinho deu mais “vida” ao time colorado, apesar de JH ser um dos melhores jogadores nas últimas partidas. Nessa tática, entre Scocco e Forlán, fico com Scocco. Com dois meias de frente, Ygor finca à frente da zaga e Willians sai um pouco (mas bem pouquinho) pro jogo.

Alisson; Gabriel, Índio, Juan e Fabrício; Ygor, Willians, Otávio (Jorge Henrique) e D'Alessandro; Scocco e Damião.

4-3-3 (4-2-1-2-1)
O pedido de colorados é para que Dunga teste os três atacantes juntos. Eu, pela fragilidade defensiva, acho a tática arriscada. Mas, para ela acontecer, Forlán e Scocco tem que estarem dispostos a jogar como pontas e ajudar na marcação. Os volantes tem que fixar um pouco mais e os laterais aproximarem a marcação para compor um pouco o meio. Os estrangeiros do ataque teriam que atacar como atacantes e marcar como alas. Arriscado e difícil.

Alisson; Gabriel, Juan, Índio e Fabrício; Ygor, Willians e D'Alessandro; Forlán, Scocco e Damião.


Um comentário: